Sobre a APCG

A APCG – Associação de Pesquisadores em Crítica Genética, anteriormente denominada APML (Associação de Pesquisadores do Manuscrito Literário), é uma entidade cívil, sem fins lucrativos, criado em 1990 juntamente com os pesquisadores do departamento de Letras e Línguas da Universidade de São Paulo.

Naquele momento, tinha como finalidade reunir pesquisas em torno do estudo dos processos de criação dos escritores franceses e brasileiros que eram objeto de estudo de professores do departamento. Ao longo dos anos, foi se tornando uma associação nacional de pesquisadores de crítica genética.

Ao longo da segunda metade dos anos 1990, principalmente em torno dos trabalhos desenvolvidos na PUC-SP, no Centro de Estudos em Crítica Genética, o campo de ação do geneticista foi se ampliando para outras áreas como as artes, o cinema, o teatro, a dança, para citar alguns. Essa ampliação da abrangência dos estudos do grupo levou em 2005 à adequação do nome da Associação para atender sua atualização, gerada no próprio trabalho de seus associados.

Assim, hoje, a Associação de Pesquisadores em Crítica Genética (APCG) abraça pesquisas que se dedicam ao estudo da dinâmica do processo de criação, por meio da investigação dos documentos de processo, de autores nos campos das letras e literatura, lingüística, artes visuais, artes temporais, cinema, arquitetura, design, dentre outras.

A APCG conta hoje com dezenas de associados, em sua maioria professores universitários com título de doutor e mestre, todos dedicados ao estudo do processo de criação. Juntos representam mais de 10 (dez) universidades Brasileiras, nas quais a Crítica Genética e os Estudos do Processo de Criação são disciplinas integrantes tanto de programas de graduação, quanto, principalmente, de cursos de Mestrado e Doutorado – evidenciando a natureza investigativa da área.

Vocacionada para a interdisciplinaridade, a crítica genética constitui-se em um referencial teórico e metodológico nos projetos de formação de professores e pesquisadores e, não obstante de estudantes em ações de iniciação científica e de graduação.